Mahjong Jogatina
Noção de espaço, recursos lógicos, memória visual, agilidade e claro, um pouco de sorte. Associando esses elementos, o Mahjong tornou-se uma atividade de lazer respeitada em todo o leste asiático
Este quebra-cabeça chinês que conquista o coração dos amantes de jogos casuais é uma adaptação direta do Dominó, tanto pela sua origem como pelo seu formato de pedras numeradas.
Você pode escolher o Mahjong tradicional, com as peças chinesas, ou a versão simplificada, com números, sempre acompanhado pela qualidade Jogatina.com!
Regras
As pedras são colocadas lado a lado e empilhadas em diferentes formatos, que variam de acordo com o nível e a fase. O objetivo é eliminar todas, conectando os pares idênticos, no menor tempo possível.
Mas, para poder remover uma peça, é necessário que respeitar as seguintes regras:
- Não ter nenhuma outra pedra em cima dela.
- Estar livre do lado direito ou do lado esquerdo
Isto significa que você terá que encontrar dois pares idênticos, cujas duas pedras estejam livre por, pelo menos, um dos lados, e sem nada em cima.
Cada par eliminado vale 200 pontos na pontuação geral.
Como jogar Mahjong
Apesar de exigir muita atenção e concentração, é muito simples começar a praticar. Basta seguir as instruções abaixo e se divertir:
- Identifique duas pedras iguais.
- Verifique se elas estão livres, de acordo com as regras.
- Clique em ambas para conectá-las e removê-las.
Pronto. Se você tiver tranquilidade e concentração, em poucos segundos estará jogando como um verdadeiro profissional.
Erro fatal
Existem duas formas de terminar uma partida: ou você elimina todas as pedras, ou suas possibilidades acabam. A dificuldade é justamente eliminar o par certo, para não tornar sua vitória impossível.
Cada pedra tem 4 exemplares, ou seja, 2 pares. Caso você conecte o par errado, cedo ou tarde um deles estará bloqueado quando você precisar. Por isso, é fundamental pensar bem antes de cada remoção. Um erro de movimento pode ser fatal e acabar com suas chances de vitória!
Estratégia
Devido ao fato de jogadas equivocadas tornarem a vitória impossível, existe uma ideia equivocada em relação ao fator sorte. Porém, como toda atividade mental milenar oriental, neste caso a sabedoria indica que o caminho valioso é ter uma boa estratégia antes de começar a movimentar as peças.
- Antes de começar a conectar os pares, olhe atentamente para as pilhas formadas, e veja que pares estão livres.
- Identifique as pedras do primeiro plano que não podem ser eliminadas e tente localizar onde estão seus pares. Assim, você saberá o caminho a ser percorrido para conectá-los.
- Apesar de as peças de canto serem as mais fáceis de tirar, sua prioridade deve ser remover as que abrirão mais possibilidades.
- Prepare suas jogadas pensando em linhas e níveis. Ou seja, entre tirar uma pedra que está no topo e uma que está na base, prefira a que está no topo. Ao eliminar linha por linha, seu campo de visão e oportunidades será ampliado.
- As dicas do computador são uma grande tentação, mas funcionam como uma faca de dois gumes: nem sempre ele escolhe a melhor jogada, e sim a mais fácil. Além disso, você perderá 1000 pontos. Pense bem, se o computador consegue, você também!
Naipes das pedras
O Mahjong tradicional é formado por, no máximo, 144 pedras. Elas são dividas por tipos ou naipes. Cada peça tem 4 exemplares idênticos.
- Naipe Círculos: 36 pedras com pontos circulares, que vão de 1 a 9
- Naipe Bambu: 36 pedras com traços, que são bambus e vão de 1 a 9
- Naipe Caracteres : 36 pedras com números chineses, que são bambus e vão de 1 a 9
- Naipe Ventos: 16 pedras, que representam as quatro direções do vento (Leste, Sul, Oeste, Norte)
- Naipes Especiais: Ao contrário das outras, estas peças não se repetem. São dois grupos: as Flores (Ameixa, Orquídea, Crisântemo e Bambu) e as Estações (Primavera, Verão, Outono, Inverno).
- Naipe Dragões: 3 pedras
No caso dos naipes especiais, como as pedras não se repetem e não há pares, é possível eliminar conectando só pelo tipo, como por exemplo, flor com flor, ou estação com estação.
A popularização no Ocidente
Em 1912, um funcionário americano da Standard Oil Company desembarcou em Suzhou, na China e conheceu o passatempo praticado pelos seus colegas locais. Encantado com o divertimento proporcionado, Joseph P. Babcock, decidiu simplificar as regras e escreveu o livro Rules of Mah-Jongg.
Foi assim que o jogo chegou aos Estados Unidos, registrado e patenteado pelas mãos de Babcock, pronto para ser explorado comercialmente. O nome também foi alvo da unificação proposta naquele então, e é diretamente inspirado na pronuncia majan típica dos chineses da região Sul.