O jogo de Truco apresenta muitas variações, o que faz com que muitas vezes uma não tenha nada a ver com a outra. Porém um ponto todas as versões deste jogo têm em comum: disputa-se para ver quem tem a carta mais alta em uma melhor de três voltas em que cada jogador deve largar uma.
Criado na Inglaterra no século XVII, foi motivo de grandes apostas e muitas dívidas geradas entre seus adeptos.
O Truco tem origem como um jogo inglês chamado "Put". Após estar caído em descrédito e em total esquecimento durante algumas décadas na Inglaterra, o Truco volta a ser praticado no nordeste da Espanha e no sudoeste da França, onde ganha novos nomes e novas regras. É possível que ele tenha chegado primeiro à França, devido aos nomes que passou a receber. Na França era chamado de Truc, Truck, Tru ou Truka; Truc e Truck significam "truque". Na Espanha era chamado apenas de Truc, depois recebeu a adaptação ao espanhol e passou a chamar-se Truco, que significa "truque".
Se joga com dois participantes, usando um baralho com 52 cartas, seguindo a seguinte hierarquia: 3, 2, A, K, Q, J, 10, 9, 8, 7, 6, 5 e 4, onde os 3 de todos os naipes, são as maiores cartas em igual valor, e os 4 de todos os naipes são as menores cartas em igual valor. Um dos jogadores embaralha, o outra "corta", e quem embaralhou distribui as cartas uma-a-uma, começando pelo seu adversário. Cada jogador recebe 3 cartas, que serão necessárias para disputar as 3 rodadas de cada "mão".
Só ganha a "mão" quem vencer duas rodadas ou quem vencer uma rodada e as outras duas derem empate. Se cada jogador ganhar uma rodada e a outra der empate, é chamado de "trick and tie", e ninguém leva ponto nessa "mão", bem como se houver empate nas 3 rodadas.
A "mão" começa valendo 1 ponto, e pode ser aumentada pedindo-se "I PUT"(eu meto), e a "mão" passa a valer a partida toda, que vale 5 pontos. A descrição de Cotton, apenas menciona que quem "cortou" o baralho está apto a pedir "I PUT" antes de começar a primeira rodada. Subentende-se que só quem "cortou" o baralho, poderá pedir "I PUT"antes de começar a primeira rodada, estando livre a aposta para ambos, após o início do jogo. Cotton também diz que é possível de se jogar com 3 pessoas, nesse caso, ganha a "mão" quem vencer duas rodadas ou quem vencer uma e as outras duas der empate.
O velho Truc francês é jogado com 36 cartas, usando-se os quatro nipes seguindo a ordem: 7, 6, A, R, D, V, 10, 9 e 8, onde os 7 de todos os nipes são as maiores cartas em igual valor, e os 8 de todos os nipes são as menores cartas em igual valor. Já na época de Lanes, passou a ser jogado com 32 cartas seguindo a ordem da maior para a menor: 7, 8, A, R, D, V, 10 e 9. O jogo passou a ser praticado por 4 jogadores, duas duplas, porém não perdeu suas raízes, e também era disputado por dois jogadores no mano-a-mano.
O jogador à esquerda de quem embaralha "corta" o maço e serão distribuídas 3 cartas para cada jogador, uma-a-uma, começando pelo jogador à direita de quem embaralhou. Quem estiver à direita do jogador que distribuiu as cartas, começará a "mão". Antes de iniciar a primeira rodada, o jogador que começaria a "mão" poderá pedir um novo jogo, se todos aceitarem, as 3 cartas de cada jogador serão separadas daquela "mão", e 3 novas cartas serão entregues para os jogadores novamente. Vence o jogo quem ganhar duas partidas de 12 pontos. A "mão" começa valendo 1 ponto e as apostas são feitas de acordo com que se deseja fazer.
Não existe limite no número de apostas e nem no valor das mesmas, porém, o mesmo time não poderá fazer duas apostas consecutivas na mesma "mão". É possível apostar a partida dizendo "meu restante", assim, quem vencer a "mão" ganha a partida. Lanes menciona que em alguns lugares, a seqüência é: 7, A, R, D, V, 10, 9 e 8.
Já na Espanha, o Truc foi adaptado ao baralho espanhol e também era disputado entre duplas ou mano-a-mano. Desde aquela época, usavam-se 40 cartas na seguinte hierarquia decrescente: 3, 2, 1, 12(Rei), 11(Cavalo), 10(Valete), 7, 6, 5 e 4 de todos os nipes. Vence a partida, quem chega aos 12 pontos. Serão fornecidas 3 cartas para cada participante, pelo jogador que embaralhou, que antes de distribuí-las uma-a-uma começando pelo jogador à sua direita, terá que passar o baralho ao jogador à sua esquerda, a fim de que ele corte-o.
Quem receber a primeira carta, embaralhará na próxima "mão". Se ao invés de cortar, o jogador der um tapa em cima do baralho, isso indica que só será dada uma carta a cada jogador; isso só é possível, se nenhum dos dois times tiver com 11 pontos. Se a primeira rodada empatar, o jogador que a começou, começará a segunda rodada. Quem vencer a segunda rodada leva, não sendo necessário disputar a terceira rodada.
Se a segunda rodada também empatar, o jogador que começou a primeira e a segunda rodadas, começará a terceira. Se a terceira rodada também empatar, quem "cortou" o baralho leva os pontos da "mão". Se houver vencedor na primeira rodada, este leva vantagem no empate da segunda ou terceira rodada. A "mão" começa valendo 1 ponto, e poderá ter seu valor aumento a 2 ou 3 pontos, dependendo das apostas. É possível apostar pedindo "TRUC", que vale dois pontos, ou "RETRUC", que vale 3 pontos. Porém, quem pedir "TRUC", não poderá pedir "RETRUC". Quem tiver 11 pontos, deverá analisar as cartas que possui, para ver se vale a pena jogar essa "mão", pois já vale 3 pontos e não é permitido apostar. Se não quiser jogar, o adversário automaticamete ganha um ponto. Se tiver 11 X 11, também não é permitido apostar, e quem vencer ganha a partida.