Regras Como Jogar Buraco Aberto
O Buraco Aberto, também conhecido como Canastra, pode ser jogado com dois ou quatro jogadores.
Veja as principais diferenças entre as modalidades do jogo de Buraco:
Diferenças | Buraco Aberto | Buraco Fechado | Buraco Fechado STBL |
---|---|---|---|
Vale Trinca? | NÃO | SIM | NÃO |
Tem Joker (Curingão)? | SIM | SIM | SIM |
Tem morto? | SIM | SIM | SIM |
O lixo é aberto? | SIM | NÃO | NÃO |
Só bate com canastra limpa? | SIM | NÃO | SIM |
No Buraco Aberto as cartas do lixo são todas visíveis (daí o nome Aberto).
No jogo com dois participantes, você jogará contra a única outra pessoa presente na mesa. A contagem de pontos é individual.
Quando quatro pessoas participam, duas duplas são formadas, e uma joga contra a outra. O seu parceiro de jogo será a pessoa que estiver posicionada exatamente acima de você na mesa de jogo, com o nome dentro de uma caixa da mesma cor que a sua.
A distribuição das cartas é feita de forma automática e aleatória pelo nosso sistema, não havendo a intervenção de nenhum jogador ou membro da equipe Jogatina.com neste processo.
- Jogadores: 2 ou 4
- Número de cartas: 108 (2 baralhos com 2 coringas cada)
- Distribuição: 11 cartas para cada participante e dois mortos com 11 cartas em cada um
- Objetivo: O jogador ou a dupla que fizer o maior número de pontos, ganha a partida.
Convenções
- Não vale trinca (também chamada de "lavadeira")
- Aceita Joker (também chamado de "curingão") e este vale 50 pontos
- A carta 2 de qualquer naipe, pode ser usada como curinga
- Tem morto
- Só pode bater com canastra limpa
Definições
- Baixar um jogo – Um jogo é formado por 3 ou mais cartas do mesmo naipe, ordenadas em sequência numérica. A sequência vai do 2 ao Rei (K). Você pode colocar o Ás antes do 2 ou depois do Rei. Se você possuir dois Ases, poderá colocar um antes do 2 e o outro depois do Rei. No decorrer da partida podem-se acrescentar mais cartas ao jogo.
- Comprar o lixo - Para comprar o lixo, basta clicar sobre as cartas que estão no lixo. Todas as cartas que estiverem nesta área serão transferidas para a sua mão.
- Morto – É o montante de 11 cartas que um jogador recebe quando acabam todas as cartas da mão. Se o jogo for de 4 jogadores, cada morto corresponde a uma dupla. Só pode pegar o morto, o primeiro jogador da dupla a acabar com as cartas da própria mão. Não é possível que a mesma dupla, ou o mesmo jogador, pegue os dois mortos. Caso as cartas do monte acabem, e haja algum morto na mesa, este será automaticamente utilizado como o monte.
- Batida – É quando acabam as cartas de um jogador, sendo que este ou sua dupla já tenha pegado o morto. No caso de um jogo em que nenhum jogador tenha pegado o morto, só é possível bater quando os dois mortos virarem monte e as cartas da mão do jogador tenham acabado.
- Batida Direta – É aquela em que o jogador acaba com as cartas da mão sem jogar nenhuma fora, ou seja, todas as cartas vão para jogos na mesa. Caso haja morto, o jogador irá pegá-lo e então continuará a jogar, sem comprar carta.
- Batida Indireta – Ocorre quando o jogador termina as cartas da mão, tendo descartado alguma outra durante o jogo. Havendo morto, o jogador deverá pegá-lo, podendo jogar apenas na próxima rodada, quando chegar a sua vez de jogar.
- Canastra – Jogo de sete cartas ou mais do mesmo valor ou em sequência, do mesmo naipe. Existem quatro tipos de canastra:
- Canastra limpa – Sem curinga
- Canastra suja – Com curinga
- Canastra de quinhentos – De Ás a 2, sem curinga
- Canastra Real (mil pontos) – De Ás a Ás, sem curinga
- Canastra limpa – Sem curinga
Obs. No caso das canastras sujas que usam o "2" como curinga, caso este "2" seja do mesmo naipe da canastra, esta poderá se tornar limpa, quando a carta que o "2" estiver substituindo for comprada, e se formada uma sequência completa a partir do "2".
O Jogo
O primeiro jogador compra uma carta do monte ou do lixo, verifica quais são as combinações que pode fazer com essa carta e joga fora uma que não lhe interesse. Essa carta vai para a lixeira. Após o descarte, é a vez do jogador à esquerda daquele que começou a rodada, e assim por diante. Do segundo jogador em diante, existe a opção de comprar uma carta do monte ou todas as cartas da lixeira.
Após cada compra, o jogador poderá baixar um jogo antes de descartar uma carta da sua mão. O descarte significa que ele terminou sua jogada e está passando a vez para o próximo jogador. Uma vez feito o descarte, não é possível alterar a carta descartada ou modificar o seu jogo.
O jogador que bater com as onze cartas iniciais, pegará o morto e o jogo continuará como antes. Se um jogador que já pegou um morto tornar a bater, terminará a partida. Se outra dupla ou o outro jogador não pegar o morto, serão descontados 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que o jogador tiver em mãos.
Contagem dos pontos
Ao término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja, os valores das cartas baixadas e o valor extra das canastras. Descontam-se os valores das cartas que sobraram nas mãos de cada jogador.
Para o jogador ou dupla que bateu, somam-se 100 pontos da batida. Caso o outro jogador ou dupla não tenha pegado o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade.
Jogada | Pontuação |
---|---|
Batida | 100 pontos |
2 usado como curinga | 10 pontos cada |
Curinga (Joker) | 50 pontos cada |
Do Rei ao 8 | 10 pontos cada carta |
Do 7 ao 3 | 5 pontos cada carta |
Ás | 15 pontos cada |
Canastra Suja | 100 pontos |
Canastra Limpa | 200 pontos |
Canastra de Quinhentos | 500 pontos |
Canastra Real | 1000 pontos |