Regras Como Jogar Poker Texas Hold'em NL!
Pode ser jogado com no mínimo dois e no máximo oito jogadores.
A modalidade “No Limits” (Sem Limites) significa que a qualquer momento durante o jogo, um jogador que ainda esteja ativo, pode apostar qualquer quantia, até o limite de suas fichas.
- Jogadores: 2 a 8
- Número de cartas: 52
- Distribuição: 2 cartas para cada participante
- Objetivo: O jogador que fizer a melhor jogada, ganha a partida.
Convenções
- Dealer - No início de cada rodada, um jogador é escolhido para ser o "Dealer" e esse jogador recebe o "botão de Dealer". Este botão passa na mesa, no sentido horário, na medida em que as rodadas avançam. A vantagem de ser o "Dealer" é ser o último a fazer aposta nos turnos "Flop", "Turn" e "River". Ou seja, o "Dealer" vê as apostas de todos os outros jogadores antes de tomar a decisão sobre apostar, correr, pedir mesa, entre outros.
- Escuros - Antes do início de uma rodada, os dois jogadores posicionados imediatamente após o “Dealer” são obrigados a apostarem, respectivamente, o “Escuro Pequeno” (Small Blind) e o “Escuro Grande” (Big Blind). Essas apostas obrigatórias acontecem antes das cartas serem distribuídas e correspondem geralmente, a 1% e 3% do cacife da mesa, aumentando à medida que o jogo avança. Os “Escuros” garantem que haja fichas em jogo na mesa, no início de cada rodada.
Definições
- Ordem Cronológica de uma Rodada - Uma rodada é definida em quatro turnos: Pré-Flop, Flop, Turn e River. Nem todos os jogadores chegam ao final de uma rodada, pois eles podem correr no meio. Aquele que sobra no final é automaticamente, o vencedor. Caso haja mais de um jogador ao final do turno “River”, ocorre o confronto entre as cartas. Nesse caso, as cartas são comparadas e aquele que tiver a maior mão é o vencedor da rodada. Se as cartas forem de valores equivalentes, o montante em jogo (“pot”) será dividido.
- Pré-Flop - Nesse turno, cada jogador recebe duas cartas que apenas ele consegue ver e os jogadores que são os atuais “Escuros”, já fazem suas apostas obrigatórias. Acontece então, a primeira sequência de apostas. O primeiro jogador a apostar é aquele imediatamente após o “Escuro Grande”. Esse jogador pode optar por abandonar a rodada (“Correr”), pagar pra ver (“Pagar”), aumentar a aposta (“Aumentar”) ou apostar todas as suas fichas (“Tudo). Quando o jogo chega ao jogador que é o “Escuro Grande” e ninguém aumentou a aposta, esse jogador, além de ter as outras opções à sua disposição, pode optar por pedir mesa (“Mesa”), não incrementando sua aposta.
- Flop - Nesse turno, três cartas “comunitárias” (são aquelas exibidas na mesa e as quais todos os jogadores têm acesso) são apresentadas, abertas na mesa. Acontece então, a segunda sequência de apostas. O primeiro jogador a apostar nesse turno (assim como nos turnos seguintes) é o primeiro jogador após o “Dealer”.
- Turn - Nesse turno, mais uma carta “comunitária” é aberta na mesa. Segue-se então, a terceira sequência de apostas.
- River - Nesse turno, a última carta “comunitária” é aberta na mesa, seguida da última sequência de apostas.
O Jogo
O Jogo é dividido em quatro turnos de apostas, e a ordem das apostas segue o sentido horário ao redor da mesa. No primeiro turno, o primeiro jogador a fazer uma aposta é o imediatamente após aquele que pagou o “Escuro Grande”. Nos turnos subsequentes, o primeiro jogador a fazer uma aposta é sempre o jogador imediatamente após o “Dealer”.
Após o término de cada rodada, o botão “Dealer” é movido no sentido horário, para o próximo jogador. Os jogadores recebem, inicialmente, 2 cartas, que são exclusivas de cada jogador. A partir daí, 5 cartas são expostas na mesa, na medida em que o jogo avança. Os jogadores podem fazer qualquer combinação usando cinco das sete cartas que estão disponíveis, para formar a melhor mão possível.
Ao final da rodada, as mãos dos jogadores que ainda estão no jogo são comparadas. A melhor mão ganha todo o montante em jogo (“pot”). Se dois ou mais jogadores empatarem, com mãos vencedoras idênticas, o “pot” será repartido igualmente entre eles.
As Ações
- Correr - É o mesmo que desistir da rodada. O jogador abandona aquela rodada, não precisando colocar mais dinheiro em jogo ou mostrar suas cartas.
- Apostar - Quando ainda não há apostas na mesa, um jogador pode iniciar a rodada de apostas. Neste caso, basta clicar na pilha de fichas que fica à direita do seu retrato. Ao clicar em qualquer uma dessas fichas, sua aposta temporária será incrementada no valor da ficha e o botão “Apostar” será habilitado. Basta escolher o valor que deseja apostar e clicar neste botão.
- Tudo - Com este botão, o jogador aposta todas as suas fichas. Quando isso acontece, o jogador não poderá fazer mais nada até o final da rodada. No caso do jogador possuir menos fichas do que os outros jogadores e esses continuarem a apostar, o jogador estará concorrendo a uma quantia equivalente a que ele colocou em jogo. O botão “Tudo” é apenas um atalho. Pode-se chegar ao mesmo resultando com “Aumentar” ou “Apostar”, clicando em todas as fichas.
- Pagar - O jogador iguala sua aposta à maior aposta em vigor na mesa, naquele momento.
- Aumentar - Neste caso, o jogador iguala sua aposta à maior aposta em vigor na mesa e aumenta em um valor que ele mesmo determina. Para aumentar uma aposta, o jogador deve utilizar a pilha de fichas que fica à direita do seu retrato. Ao clicar em qualquer uma dessas fichas, sua aposta será incrementada no valor da ficha e o botão “Aumentar” será habilitado.
- Mesa - É a decisão que um jogador toma, de não apostar nada na sua vez. Só é possível “pedir mesa” quando não há novas apostas na mesa (incluindo “Escuros”).
Nem todas as ações estão disponíveis em todos os momentos. Por exemplo: Quando é possível fazer um aumento, a opção “Apostar” não aparece; quando é possível pagar, a opção “Mesa” não aparece; quando um jogador não tem fichas suficientes para escolher a opção “Pagar”, suas únicas opções serão “Correr” ou “Tudo”.
Hierarquia das Mãos
Cada mão de poker consiste de 5 cartas. No Texas Hold’em, o jogador usa cinco das sete cartas que estão à sua disposição para compor a melhor mão possível. Não há diferença entre os naipes. A hierarquia das cartas é da menor para a maior: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K, A.
O Às é a maior carta, exceto quando ocorre uma sequência ou um Straight Flush, que começa no Ás e vai até o 5. A hierarquia, em ordem decrescente, de valor, é a seguinte:
Straight FlushÉ uma sequência de cinco cartas do mesmo naipe. Quando essa sequência começa em 10 e termina em Às, ela é chamada de “Royal Straight Flush”. |
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Quadra ou PokerQuatro cartas do mesmo valor. |
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Full-House ou Full-HandConsiste em uma trinca e um par. |
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FlushCinco cartas do mesmo naipe, porém fora de sequência. |
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SequênciaCinco cartas em sequência com, ao menos, uma de naipe diferente das outras. O valor da sequência é aquele de sua carta mais alta. |
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Trinca ou SetTrês cartas do mesmo valor. |
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Dois ParesDuas cartas de um valor e duas outras de outro valor. O valor da mão é o valor do maior par, seguido do valor do menor par. |
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Um ParDuas cartas do mesmo valor. |
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Carta AltasA mão que tiver a carta de maior valor é a vencedora. |
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Critério de Desempate
Quando ocorre um empate de hierarquia entre duas mãos, o jogo recorre às cartas de desempate das mãos. No caso de dois (ou mais) Flushes, ganhará aquele que tiver a maior carta. Caso continue o desempate, haverá uma comparação da segunda maior carta, e assim por diante, até a quinta carta. No caso de quadras, trincas, pares e dois pares, a carta de desempate é aquela que “sobra”. Sequência e Straight Flush não tem desempate, pois ganha a mais alta.